Os jatos de combate são aeronaves complexas, que dificilmente ultrapassam a marca de algumas milhares de unidades produzidas também por conta do seu custo de aquisição e operação.
+ Conheça os aviões de caça a jato usados na América do Sul
+ Ucrânia já perdeu 30% da sua frota de caças MiG-29
+ Os cinco aviões de guerra mais improváveis da história
Mas algumas aviões militares a jato atingiram números de produção muito parecidos com aqueles dos automóveis produzidos em série. Confira a seguir quais foram os jatos de combate mais produzidos da história.
Os cinco jatos de combate mais produzidos da história
1 – MiG-15
Pertencente à segunda geração de caças à jato, o MiG-15 fez o seu primeiro voo em 1947 e somou uma produção de mais de 18 mil unidades, incluindo aqueles feitos pela então União Soviética e por países como a China e a Polônia.
Apesar de ser um veterano dos céus, o MiG-15 ainda é utilizado pela Coreia do Norte, que emprega o jato como aeronave de treinamento.
2 – MiG-21
A segunda colocação no ranking pertence a outro jato soviético: o supersônico MiG-21, que teve uma produção total de 13.996 unidades. O avião fez o seu primeiro voo em 1959 e foi produzido também na China, Checoslováquia e Índia.
A Índia, aliás, tem uma frota de mais de 120 unidades do MiG-21 e é, atualmente, o principal operador do modelo, que está presente ainda no arsenal de países da Ásia, África, Oriente Médio e Europa.
3 – MiG-17
Versão atualizada do MiG-15, o “17” teve menos sucesso em volume de produção que a aeronave que lhe serviu de base. Mesmo assim, o volume de produção do jato que voou pela primeira vez em 1951 é considerável: 10.367 unidades.
De acordo com o World Air Forces 2022, ainda é um dos principais jatos de combate da Coreia do Norte, com 106 unidades disponíveis apenas da versão monoposto.
4 – North American F-86 Sabre
Concorrente direto do MiG-15, o americano F-86 Sabre fez o seu primeiro voo em 1947 e foi produzido até 1956. Foram 9.860 unidades fabricadas, incluindo aquelas feitas sob licença na Austrália e Canadá.
Hoje considerado peça de museu, voou na América do Sul nas forças aéreas da Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela.
5 – Republic F-84 Thunderjet
O caça-bombardeiro americano Republic F-84 Thunderjet voou pela primeira vez em 1946 e foi a principal aeronave de ataque dos Estados Unidos durante a Guerra da Coreia. A produção total do modelo foi de 7.524 unidades.
Além dos Estados Unidos, foi utilizado por vários países europeus além de nações como o Irã, Tailândia, Iugoslávia e Taiwan.